Explique os motivos que levaram os portugueses a investirem nessas viagens marítimas e qual foi o conflito entre Portugal e Espanha.
ME AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. No presente texto iremos abordar os motivos do pioneirismo português na conquista dos oceanos.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações.
Estudiosos como Diegues (2010), Tengarrinha (2001) e Silva (1989)1 que analisaram Portugal nos séculos XV e XVI, afirmaram também que os portos de boa qualidade que eram existentes no país influenciaram bastante no processo do pioneirismo português. Outro motivo não menos fundamental que os outros expostos, que ajudou no processo do empreendimento português, foi o estudo náutico realizado na Escola de Sagres, sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).
A Escola de Sagres foi consolidada na residência de D. Henrique e se tornou uma referência para estudiosos como cosmógrafos, cartógrafos, mercadores, aventureiros entre outros. Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima
Explicação:
O principal motivo que justificou a entrada dos portugueses nas viagens marítimas foi a entrada de Portugal no comércio europeu devido a ascensão da burguesia que investiu nas navegações dos movimentos das Grandes Movimentações.
O conflito entre a Espanha e o Portugal tiveram como origem a Guerra dos Segadores que foi um conflito decorrente de um gole de estado da restauração de independência.
A guerra e os conflitos teve seu fim com o acordo de Tratado de Lisboa onde a Espanha reconheceu a independência de Portugal.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/21055123
Espero ter ajudado.