História, perguntado por Preacser, 1 ano atrás

Explique os motivos que levaram D. João VI a elevar o Brasil á condição de Reino Unido a Portugal e Algarves

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
375

As expansões napoleônicas e o Bloqueio Continental fizeram com que Dom João VI se sentisse compelido a vir, junto com a família real, para o Brasil, de modo que foi necessário que a nova localização do trono português recebesse uma classificação adequada à função política que exercia (não poderia abrigar o Rei e ser uma mera colônia, como não poderia estar o Rei estabelecido, talvez até mesmo de modo permanente, em uma simples colônia).

Por conta disto a "condição diplomática" do Brasil foi elevada e foram estabelecidas diversas instituições que a Coroa Portuguesa considerava fundamentais para a manutenção dos seus exercícios políticos no Brasil.

Respondido por Diehgo
156

No contexto histórico que contou com a transferência da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro, no Brasil, a deposição de Bonaparte e o Congresso de Viena - que determinava que todos os monarcas destituídos pelo francês Bonaparte reassumissem seus tronos -, gerou a necessidade de que D. João de Portugal retornasse para Lisboa - que era sede oficial do governo português para o Congresso de Viena -. Necessidade essa que foi prontamente ignorada, pois toda a corte já havia se estabelecido no Brasil, já havia construído laços que os prendiam ao país tropical.

Dessa forma, a saída encontrada por Dom João foi a seguinte: Eleva-se o Brasil à parte do Reino de Portugal e Algarves, de modo que pudesse o governo português transferir oficialmente para o Rio de Janeiro a capital do Reino. Concluímos que os motivos pelo qual Dom João elevou o Brasil como parte integrante do Reino de Portugal e Algarves foram, dentre outros:

- Transferência da capital portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, motivada pelas ameaças bonapartenses.

- Vínculos comerciais, de propriedade e planos para as terras brasilienses comprometeram o pronto retorno.

- A maior parte da riqueza portuguesa estava no Brasil naquele momento.

Perguntas interessantes