explique os motivos pelos quais não é permitido nem necessário aquecer a parafina sobre a chama
Soluções para a tarefa
A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados, apresentada na forma sólida. Derivada do petróleo, é matéria prima essencial para produção de velas, possui cor branca, não tem odor, nem gosto.
Para que serve parafina?
Você já deve ter associado parafina à velas, por exemplo. Fato é que não existem, somente, parafinas para velas. Elas também são usadas para diversas aplicações como parafinação de papéis, fabricação de emulsão, adesivos, etc.
Tipos de parafinas
São vários os tipos de parafinas: parafinas líquidas, parafinas em barra, parafinas em gel. Todas se diferenciam, basicamente, pelo ponto de fusão.
A parafina líquida é, na verdade, um óleo parafínico, pois não fica sólido. Ela também é vendida na forma líquida apenas se for transportada aquecida. A parafina em barra também serve para a mesma aplicação, porém seu formato dificulta sua fusão por ser um bloco menor.
Já a parafina gel é um polímero termoplástico que utiliza-se para vela decorativa. Vale ressaltar que todas essas parafinas podem ser utilizadas para fabricação de velas! Mas a mais tradicional, a que conhecemos, é a parafina macro cristalina, com ponto de fusão de 140ºF.