História, perguntado por es159878, 10 meses atrás

explique os momentos marcantes da revolta aristocrática ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizfelipeaoc
1

Resposta:

A Revolta Aristocrática: Nobreza e clero revoltaram-se em 1987 e convenceram o rei Luís XVI a convocar a Assembléia dos Estados Gerais. O objetivo era obrigar o Terceiro Estado a assumir os estatutos que a nobreza e o clero não queriam pagar.

A Assembléia Constituinte: revoltado contra o sistema de votação na Assembléia dos Estados Gerais, o Terceiro Estado proclamou-se pelas ruas. Em 14 de julho de 1789, o povo invadiu e tomou a Bastilha (prisão onde estavam os críticos do governo); em agosto foi proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; em 1790, as terras da igreja foram confiscadas.

A Monarquia Constitucional: Em 1791, uma nova constituição instituiu a monarquia constitucional na França, separando os poderes do Estado e abolindo a divisão social em estamentos. O rei Luís XVI tentou fugir para organizar as forças contrárias a revolução em 1791, mas foi preso. Os exércitos da Áustria e da Rússia tentaram invadir a França para deter o processo revolucionário, mas foram derrotados na batalha de Walmy em 1792. Em 22 de setembro foi proclamado a república francesa.

A Queda da monarquia e a República Revolucionária: A monarquia é deposta e um plano de contra-revolução armada pela nobreza exilada no fracasso, assim com as invasões dos exércitos estrangeiros. Duas tendências se afirmaram na revolução, os jacobinos e os girandinos.

A Ditadura Jacobina e o Termidor: A época conhecida como o Grande Terror foi o momento mais radical da revolução. Todos, até mesmo os mentores da revolta, tornaram-se traidores em potencial, o que causou o guilhotinamento de milhares de pessoas.

Perguntas interessantes