Geografia, perguntado por martimrochaantunes, 10 meses atrás

explique os fatores preponderantes para que a moeda da União Europeia apresenta-se com tamanha força no comércio interno europeu e mesmo assim não seja aceita no mercado internacional?

Soluções para a tarefa

Respondido por MatheusGresler
0

Resposta:

Um dos motivos para entender o por que do EURO ter um importante significado no comércio interno europeu porém nem tanto no comércio internacional se deve por alguns fatores.

1- O Euro está quase que diretamente relacionado à união européia (que tende a restringir o número de membros em seu bloco, com muitos critérios que dificultam a entrada de novos membros). Com isso, o Euro perde um pouco do seu valor internacional, sendo utilizado para trocas comerciais envolvendo a Europa.

Portanto, diferente do Dólar (por exemplo), que é utilizado internacionalmente nas relações comerciais, o Euro está em uma escala de atuação menor (concentrado na Europa).

2- Outro fator que acaba influenciando em uma menor utilidade do Euro, se deve à influência no mercado global. A maior parte do comércio global se dá entre os países desenvolvidos, portanto, mais uma vez o dólar se destaca entre as moedas, deixando o Euro de lado no mercado internacional.

Resumo:

1- Restrição ao mercado, fazendo com que as trocas com Euro seja predominante, em sua maior parte, na Europa. (União europeia)

2- Influência no mercado internacional, no qual quase sempre perde em comparação ao Dólar.

Obs.: Há até uma citação do professor de R.I. Leonardo Trevisan da ESPM (SP): "o primeiro reflexo, no caso de uma ruptura do euro, seria a substituição das negociações de importação e exportação da moeda europeia para dólar."

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Rolou mais alguma dúvida pontual? Pode me chamar no direct do Instagram

@mgresler

Bons estudos!!

Perguntas interessantes