Explique os extremos de temperatura verificados nas regiões de clima arido
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pela falta de úmidade de ar, os dias são muito quentes, e as noites, frias. Por exemplo, no deserto do Saara, dependendo da época, durante o dia a temperatura pode ultrapassar os 40°C, já a noite podem ocorrer temperaturas negativas
O clima árido ou clima desértico é um subtipo de clima seco. Caracteriza-se pela baixa pluviosidade. Deve-se a diferentes causas, como o traçado do relevo ou a presença de correntes marítimas frias que impedem ou limitam a evaporação e, consequentemente, a unidade, e dão origem a desertos costeiros.
Características do clima árido
Os desertos quentes são caracterizados por altas temperaturas que podem ser excecionalmente quentes em algumas épocas do ano. Em muitas áreas atingem temperaturas máximas entre 40 °C e 45 °C, comum durante o verão.
Deserto é o estado que caracteriza qualquer região onde a aridez praticamente reduz a vida vegetal e animal a nada. As suas principais características são: chuvas baixas e muito irregulares. A secura do ar é extrema, a unidade relativa muito baixa.
A vegetação do clima desértico é escassa, baixa e dispersa. Deixa extensas superfícies descobertas, ocupadas por areia, pedras ou rochas. A fauna dos desertos é escassa e pouco variada. Inclui répteis como cobras e lagartos; insetos como besouros; aracnídeos como escorpiões; aves de rapina e mamíferos, como ratos, raposas, chacais, camelos e coiotes.
Os solos são castanhos avermelhados. São pobres em matéria orgânica, devido à escassa vegetação, e altamente erodidas pela ação do vento. A população dos desertos é escassa, devido às difíceis condições do ambiente natural.
Saiba mais sobre tempo e clima em: https://brainly.com.br/tarefa/26720157
#SPJ2