Explique os contextos que envolveram o processo de emancipação política das colonias
latino-americanas
a) na Europa
b) na America Latina
Soluções para a tarefa
Resposta:
Francesa levando-as a independência
Independências Latino-Americanas
As colônias da América Latina possuíam uma relação com suas metrópoles, determinada principalmente pela política mercantilista do pacto colonial. Essa relação determinava que as colônias espanholas e portuguesas deveriam fornecer às suas metrópoles (Espanha e Portugal), todas as matérias-primas exploradas em seus territórios.
Entre estas estavam: metais preciosos, carne, algodão, açúcar e outros produtos agrícolas. Além disso, as colônias eram obrigadas a comprar os produtos manufaturados vindos das metrópoles. Havia uma relação de monopólio comercial, uma vez que as colônias não podiam comercializar com mais nenhum outro país, apenas com a sua metrópole.
Simulado Enem Gratuito
Porém, no contexto das influências vindas da Revolução Francesa e também da Revolução Industrial, essa situação começou a se alterar.
Sociedade
A sociedade colonial espanhola (a portuguesa veremos mais adiante neste material) pode ser vista em uma estrutura de pirâmide, conforme figura abaixo. No topo desta pirâmide, encontram-se os espanhóis, chamados de chapetones, que ocupavam todos os altos cargos públicos e eclesiásticos da colônia. Os chapetones ocupavam cargos principalmente nos chamados cabildos, locais de administração colonial, onde se resolviam os problemas administrativos, econômicos e políticos da colônia. Abaixo deles, estavam os criollos, termo que denominava todos aqueles descendentes brancos dos primeiros colonos espanhóis, que exploravam plantações e fazendas de gado, minas e constituíam a camada mais rica da sociedade. Entretanto, os criollos estavam sujeitos a todos os mecanismos coloniais, uma vez que pagavam todos os impostos e tributos, sem possuir nenhum direito político. E abaixo destes, estavam os mestiços, índios e negros, camadas exploradas nas fazendas, plantações e minas através do trabalho servil e escravo.
 Fonte: Esboço da autora.
Revoluções e a luta pela independência
É possível notar algumas tentativas de luta contra a opressão colonial, especialmente a partir da segunda metade do século XVIII. Como exemplo destas lutas, é possível citar o caso do Peru. Os indígenas se rebelaram contra o controle espanhol, sob a liderança de Tupac Amarú, e esta rebelião se estendeu por longo território, mas acabou controlada, com a morte de seu líder.
a) Os países europeus por conta das invasões e guerra ocorridas tornaram-se bastante vulneráveis politicamente.
Assim, ficou difícil governar e comandar as colônias. Prova disso foi o ocorrido em Portugal, em que a invasão francesa se desdobrou em na independência do Brasil.
b) Na América Latina houve diversas revoltas por conta do alto valor cobrado de impostos e da qualidade precária de vida das pessoas.
Colonização na América Latina
Veja que a colonização em toda América Latina foi de exploração, tendo em vista que todas as riquezas foram tiradas do país e levadas para os países colonos como Portugal e Espanha.
Nesse sentido, os processo de independência ocorreram depois de vários episódios de revoltas externas e internas por conta da qualidade de vida das pessoas.
Você pode ler mais sobre a emancipação política das colônias em: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ2