Explique os conceitos de estado de natureza e contrato social, em Hobbes. Por que ele é um absolutista?
Soluções para a tarefa
Para Hobbes, os homens no estado de natureza eram iguais em relação às faculdades do corpo e do espírito, e dessa igualdade na capacidade se deriva a igualdade quanto à esperança de atingirmos nossos fins.
A igualdade quanto à esperança de alcançarmos nossos fins consiste em que se dois homens desejam a mesma coisa ao passo que ela não pode ser gozada pelos dois ao mesmo tempo, eles irão se tornar inimigos.
E na tentativa de conseguir o que se deseja, o homem irá invadir e se apossar do que é do outro até que este invasor também encontre um homem para temer e dessa forma, estará na mesma situação de perigo.
Nessa guerra de todos os homens contra todos os homens não pode existir o conceito de injustiça ou noções de bem e mal. Isso se deve ao fato de que ainda não havia lei e, sem um parâmetro a seguir, não há como se falar em injusto.
Não existe a distinção de propriedade, nem tampouco a concepção do meu e teu, a cada homem só pertencia aquilo que ele era capaz de conquistar e por quanto tempo ele fosse capaz de conservar.
Para Hobbes, enquanto o estado de natureza era um estado de selvageria e degradação generalizada, o estado civil representava um estado de paz e prosperidade, pois bastava que os homens declinassem a ele seus direitos e, sobretudo sua liberdade que ele lhes asseguraria proteção.
Dada a necessidade de um estado soberano, que coagisse seus membros a obedecer as leis instituídas por ele, e para Hobbes somente por meio de coerção e que o estado faria valer suas leis, será instituído por meio de um contrato a instituição do estado soberano.
Para Hobbes, a instituição de um Estado se dá quando uma multidão de homens pactua, uns com os outros mutuamente, que a quem quer que seja atribuído o direito de representar a todos sem exceção, ou seja, tanto os que votaram a favor quanto os que votaram contra deverão autorizar todos os atos deste soberano, a fim de que vivam em paz e sob a proteção deste estado.
Por isso Hobbes é considerado absolutista, pois no estado civil, o ser instituído é portador de uma soberania una, indivisível e ilimitada. Quanto os homens estabeleceram em comum acordo a instituição do Estado, eles, depois de o instituírem devem entender às decisões do soberano como suas e nunca contestá-las cabendo ao soberano ditar as regras sobre de que bens os homens poderão gozar e que ações poderão praticar sem que invadam os direitos dos outros.
Bons estudos!