Explique os conceitos de Durkheim : Fatos Sociais/ Relações Sociais/ Função/ Coesão Social/Anomia
Soluções para a tarefa
■O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
■relações socias: Para Émile Durkheim, as relações sociais constituem o tema central do seu livro De la division du travail social (1893) e surgem com o nome de "formas de solidariedade". ... E "é o progresso da divisão do trabalho que conduzirá a sociedade de solidariedade mecânica a transformar-se.
■função : DURKHEIN E A FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO. A função social do direito está no fenômeno social, e por isso sua virtualização está em uma perspectiva sociológica e de toda adequada. ... Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade.
■coesao social: Coesão social é um termo que representa política de cooperação adotada pela União Europeia, por exemplo, que reúne e analisa ações nas áreas social, econômica e territorial impostas sob regulamento comum.
■anomia: O conceito de anomia foi cunhado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e quer dizer: ausência ou desintegração das normas sociais. O conceito surgiu com o objetivo de descrever as patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista.