Explique os aspectos morfológicos da cromatina e do cromossomo encontrados no interior da célula
Soluções para a tarefa
Cada cromossomo é formado por DNA firmemente enrolado muitas vezes em torno de proteínas chamadas histonas que suportam a sua estrutura.
Cromossomos não são visíveis no núcleo da célula, nem mesmo sob um microscópio, quando a célula não está se dividindo. No entanto, o DNA que compõe os cromossomas se torna mais apertada durante a divisão celular e, em seguida, é visível ao microscópio. A maioria do que os pesquisadores sabem sobre cromossomos foi aprendido observando cromossomos durante a divisão celular.
Cada cromossomo tem um ponto de constrição chamada centrômero, que divide o cromossomo em duas seções, ou “braços”. No braço curto do cromossomo é rotulado o “braço p.” O braço longo do cromossomo é rotulado o “q braço. “A localização do centrómero em cada cromossoma dá o cromossoma sua forma característica, e pode ser usado para ajudar a descrever a localização de genes específicos.
Quantos cromossomos que as pessoas têm?
Nos seres humanos, cada célula normalmente contém 23 pares de cromossomos, num total de 46.
Vinte e dois desses pares, chamados autossomos, têm a mesma aparência em ambos os machos e fêmeas.
O par 23, os cromossomos sexuais, diferem entre machos e fêmeas.
As fêmeas têm duas cópias do cromossomo X , enquanto os homens têm um X e um cromossomo Y .

Os 22 autossomos são numerados por tamanho. Os outros dois cromossomas X e Y, são os cromossomas sexuais.
A imagem dos cromossomos humanos alinhados em pares é chamado cariótipo
Conceito
Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, que coram intensivamente com uso de corante citológico(carmin acético, orceína acética, reativo de Schiff), composto por DNA e proteínas, sendo observável à microcopia de luz durante a divisão celular.
Constituição
Em células em intérfase não se observama microscopia de luz, os cromossomos individualizados. Percebe-se no núcleo apenas o conjunto dos cromossomos formando uma massa denominada cromatina. A cromatina é constituída de nucleoproteínas (RNA e DNA em maior parte), além de proteínas globulares, fosfatídeos e elementos minerais tais como cálcio e magnésio. Ela pode se apresentar sob a forma de eucromatina ou de heterocromatina. A heterocromatina é a parte mais condensada e de maior coloração por corantes básicos em núcleos interfásicos, entretanto parece estar relacionada com menor atividade gênica.