Geografia, perguntado por kiooph778, 4 meses atrás

Explique os aspectos econômicos estratégicos da ofensiva Militar dos Estados Unidos contra o Afeganistão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaskrs92
0

Resposta:

Após 20 anos de conflito, os Estados Unidos decidiram retirar definitivamente suas tropas do Afeganistão.

O cronograma anunciado inicialmente pelo presidente Joe Biden previa que todas as forças deixassem o país até o dia 11 de setembro.

Na quinta-feira (8/7), ele deu um prazo ainda mais próximo — 31 de agosto — para a retirada das tropas americanas, exceto por 650 militares que permanecerão para garantir a segurança da Embaixada Americana em Cabul, segundo a agência Reuters.

Enquanto isso, o Talebã vem mais uma vez conquistando espaço em território afegão, com a retomada de dezenas de distritos.

Explicação:

Como o conflito começou

No dia 11 de setembro de 2001, uma série de ataques perpetrados em solo americano mataram quase 3 mil pessoas.

Aviões foram sequestrados e lançados contra o World Trade Center em Nova York — as chamadas Torres Gêmeas — e o prédio do Pentágono no condado de Arlington, Virgínia. Uma quarta aeronave caiu em um campo na Pensilvânia.

Osama Bin Laden, chefe do grupo terrorista islâmico Al-Qaeda, foi rapidamente identificado como responsável pelos atentados.

Os talebãs, radicais islâmicos que governavam o Afeganistão e protegiam Bin Laden, se recusaram a entregá-lo. Assim, um mês após o 11 de setembro, os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra país com o objetivo de derrotar os dois grupos.E depois?

Dois meses após o início da ofensiva, o regime do Talebã entrou em colapso, e seus combatentes fugiram para o Paquistão. Isso não significou, entretanto, o fim do grupo.

Com o tempo, sua influência voltou a crescer e, em paralelo, os militantes passaram a lucrar centenas de milhões de dólares por ano com negócios que iam do comércio de drogas à mineração.

Perguntas interessantes