explique oque você etendeu ao texto abaixo
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de pequenas e grandes decepções.
Quando uma criança ouve uma história, inventa uma brincadeira, quando joga, vê um filme ou uma peça teatral, está sempre atenta para saber se é de verdade ou de mentira, está sempre atenta para diferença entre brincar, jogar, fingir e faltar á confiança.
Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando outro mundo, mais rico e mais belo, mais cheio de possibilidade e invenções do que o mundo onde vive. Mas sabe, mesmo que não formule explicitamente tal saber, que há uma diferença entre a imaginação e percepção.
Por isso mesmo, a criança é muito sensível á mentira dos adultos, pois a mentira é diferente do de mentira, isto é, a mentira é diferente da imaginação, e a criança se sente magoada, angustiada quando o adulto lhe diz uma mentira, porque, ao fazê-lo, ele quebra a relação de confiança a segurança infantil.
Quando criança, estamos sujeitos a duas decepções: a de que os seres, as coisas, os mundos maravilhosos não existem de verdade e a de que os adultos podem nos dizer falsidades e nos enganar. Essa dupla decepção pode acarretar dois resultados opostos: ou a criança se recusa a sair do mundo imaginário e sofre com a realidade como uma coisa ruim e hostil a ela, ou, dolorosamente. Aceita a distinção, mas também desconfiada diante da palavra dos adultos. Nesse segundo caso, a criança também se coloca na disposição da busca da verdade.
Nessa busca, a criança pode desejar um mundo melhor e mais belo do que aquele em que vive e encontrar a verdade nas obras de arte, desejando serem artistas também. Ou pode desejar saber como e por que o mundo em que vive é tal como é e se ele poderia ser diferente ou melhor do que é. Nesse caso, é despertado na criança o desejo de conhecimento intelectual e da ação transformadora.
A criança não se decepciona nem se desilude com o faz de conta porque sabe que é um faz de conta. Ela se decepciona ou se desilude ao descobrir que querem que acredite em algo que é de verdade quando ela sabe ou supõe que é de faz de conta, isto é, ela se decepciona ou se desilude quando descobre a mentira.
Os jovens se decepcionam e se desiludem quando descobrem que o que lhes foi ensinado e lhes foi exigido oculta a realidade, reprime sua liberdade, diminui sua capacidade de compreensão e de ação. Os adultos se desiludem e se decepcionam quando enfrentam situações nas quais o saber adquirido, as opiniões estabelecidas e as crenças enraizadas na consciência não são o suficiente para que possam compreender o que se passa nem para que possam agir ou fazer alguma coisa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
O texto fala em si, sobre a verdade e a mentira a partir de uma criança; um jovem e um adulto. Apontando as grandes diferenças entre os três, porém, mesmo assim, relacionando o grande desejo da verdade a partir de diferentes ações que os três fazem a partir de uma desilusão que sofreram, como cita no texto nos últimos versos. Portanto, o principal foco do texto é sobre verdades e mentiras e como elas nos afetam ao longo da nossa vida e como nós —adultos, jovens e crianças, lidam com tal aprendizagem. Também podemos relacionar o texto com o processo de evolução e amadurecimento de uma pessoa, como: criança, jovem e adulto.
espero ter ajudado:))
espero ter ajudado:))
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás