Sociologia, perguntado por thailuana, 1 ano atrás

explique oque é antropologia e qual sua importancia para a sociedade

Soluções para a tarefa

Respondido por dudafurlaneto
30

A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado: antropo=homem e logia=estudo.

 

Estudo antropológico 

 

Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.

 

Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.

 

A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia. 

 

Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.

 

Antropólogos famosos da história:

 

- Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.

 

- Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.

 

- Claude Levi-Strauss (1908-) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.

Respondido por deraldinhosantos
3

Resposta:

Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “antropos” (ser humano) e “logos” (ciência, estudo, conhecimento) e significa o estudo do ser humano. O objetivo da Antropologia é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser.

A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Tem seu foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado social. A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.

   Apesar da grande variedade dos seus campos de interesse, a antropologia se constituiu como um campo científico específico, que se articula teórica e metodologicamente com outras áreas do saber (como a história, filosofia, sociologia, psicologia, biologia e direito), mas conserva sua unidade, uma vez desenvolveu métodos particulares para investigar o ser humano e suas diversas formas culturais, comportamento e vida social.

A etnografia é o método próprio de trabalho da antropologia. O objetivo da etnografia é o de descrever as vidas das pessoas, com precisão e profundidade, através da observação detalhada, obtida principalmente através do trabalho de campo. A partir da observação de fatos e fenômenos in loco, o antropólogo coleta, analisa e interpreta dados e aspectos culturais com o intuito de examinar como se dá a vida social na realidade cotidiana de determinados indivíduos e grupos. O método etnográfico é então um estudo e registro descritivo das características culturais de um determinado grupo social.

Explicação:

Perguntas interessantes