Explique o verso: "É um solitário andar por entre a gente"
do texto: Amor é fogo que arde sem ser.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explique o verso: “É um solitário andar por entre a gente”. Trata-se de mais um verso contraditório do poeta, que mesmo estando entre várias pessoas sente-se sozinho
O paradoxo é uma figura de pensamento que contraria a lógica, usando de ideias que têm sentidos opostos, não apenas termos ( como na antítese).
Figuras de Pensamento
Paradoxo
Nos versos de Monte Castelo, do Legião Urbana: ¨É um solitário andar por entre a gente¨ e ¨Amor é fogo que arde sem se ver¨, temos dois exemplos de paradoxos.
No primeiro exemplo fica difícil compreender no sentido literal como seria possível ser solitário enquanto anda entre as pessoas. Desse modo, percebe-se que o autor está indo além do nível linguístico, ou seja, está no campo das ideias, que contextualizadas ganham outro sentido.
No segundo verso destacado: ¨Amor é fogo que arde sem se ver¨, temos, mais uma vez, ideias opostas que não fariam sentido (como seria possível arder, queimando pelo fogo sem notar?). Entretanto, no contexto literário é perfeitamente possível entender o significado, transmitido pelo poeta.
Atenção!
Não confunda antítese e paradoxo! A primeira aproxima palavras (no nível linguístico) enquanto a segunda aproxima dois conceitos contraditórios(relaciona-se com as ideias). A Antítese é uma figura de pensamento que aproxima vocábulos com sentidos opostos.
Veja mais sobre paradoxo em:
https://brainly.com.br/tarefa/52128854
#SPJ2