Explique o título do poema "O deus verme",levando em conta o papel verme no universo.
Fator universal do transformismo.
Filho da teleológica matéria,
Na superabundância ou na miséria,
Verme - é o seu nome obscuro de batismo.
Jamais emprega o acérrimo exorcismo
Em sua diária ocupação funérea,
E vive em contubérnio com a bactéria,
Livre das roupas do antropomorfismo.
Almoça a podridão das drupas agras,
Janta hidrôpicos, rói vísceras magras
E dos defuntos novos incha a mão...
Ah! Para ele é que a carne podre fica,
E no inventário da matéria rica
Cabe aos seus filhos a maior porção!
Soluções para a tarefa
Conforme a leitura do poema de Augusto dos Anjos, conseguimos compreender que o autor da obra colocou esse título, uma vez que quando observamos o poema, chegamos a uma conclusão de duas imagens do Deus.
Primeiramente, o Deus é tratado como algo supremo, que está acima de tudo, já a outra imagem trata ele como se fosse uma bactéria, ou seja, um verme, que representa todas as podridões da humanidade.
Com isso, notamos que, o Deus foi aquele que executou várias ações, representando os humanos, com pescados, inveja, um verdadeiro verme, e que no final, morre para salvar a todos.
Espero ter ajudado!
"O deus verme", segundo Augusto dos Anjos, é aquele que propulsiona o nascimento e a morte dos seres humanos.
Augusto dos Anjos evidencia a morte ao narrá-la de modo biológico, pois o cadáver é, literalemnte, devorado pelo verme e este é o seu destino final.
As poesias de Augusto dos Anjos apresentam características existenciais e com diálogo com a morte e com as crises de angústia.
Augusto dos Anjos, por ter uma obra tão autêntica, não se encaixa em determinado movimento literário. É tido como representante do Pré-Modernismo.
Augusto dos Anjos escreve de modo pessimista e filosófico. Seus escritos beiram ao léxico científico, mas foca na angústia e nos anseios da existência humana.
O poeta é adepto às figuras de linguagem, especialmente à hipérbole, caracterizada pelo exagero. Alem disso, trabalha uma métrica rígida e retrata o homem como um organismo biológico.
Seus poemas mais famosos são: Versos íntimos, Psicologia de um vencido e Budismo moderno.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/26202472