História, perguntado por elizandrajorge8, 10 meses atrás

Explique o terror revolucionário

Soluções para a tarefa

Respondido por biancasantana061
2

Resposta:O terror revolucionário (conhecido também como terrorismo revolucionário ou "O Terror"), refere-se à aplicação institucionalizada da força para com contrarrevolucionários, especialmente durante a Revolução Francesa, entre os anos de 1793 e 1794. O termo terrorismo comunista também tem sido usado para distinguir o terror revolucionário, do Terror Vermelho na União Soviética e do Khmer Vermelho no Camboja, entre outros.

Respondido por WillBlake69
0

Olha, se for na revolução francesa eu sei um pouco. Começou com uma revolta de todo o povo francês que caçaram e mataram todos os jacobinos (os que mandavam na época). Depois passaram a condenar qualquer um contrário a suas idéias, específicamente os opositores do Comitê de Salvação Pública (postos no poder político por eles mesmos). Acho que o mais destacado deste comitê foi Robespierre.

O governo estabelecido promoveu várias leis para conseguir apoio das massas populares. Estás leia foram baseadas nos princípios de toda a revolução: liberdade, igualdade e fraternidade.

O Terror teve seu fim em 1790 (não tenho certeza), com um golpe de estado contra Robespierre e os outros jacobinos tirando de seus cargos. Foram condenados a guilhotina (o negócio que tu solta/corta e cai uma lâmina grande na cabeça a decepando), sendo assim o fim do Terror.

OBS: Caçaram todos os familiares dos antigos jacobinos; Todos mortos pela guilhotina, o símbolo dessa era; O começo da revolução se deu as várias ideias iluministas e liberais; Também estavam cansados de toda a ostentação que os nobres esbanjavam as custas da população (tipo o governo de hoje em dia mas era mais escancarado); O lema "liberdade, igualdade e fraternidade" sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização; A rainha francesa Maria Antonieta (morta no começo da revolução) disse a seguinte frase para a população miserável: "Se não têm pão, comam brioches" que era um tipo de pão ainda mais caro.

Ps: desculpa qualquer erro, estudei isso ano passado.

Perguntas interessantes