explique o termo a) mercantilismo b) alfândegas c)protecionismo d) mentalismo e)balanças comerciais favorável f)colonialismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
mercantilismo: O mercantilismo tem três características centrais: intervenção do Estado, metalismo e colonialismo. Os principais nomes desta política são: Jean-Baptiste Colbert (1619 - 83), ministro das Finanças do rei Luís XIV (1638 - 1715), Thomas Mun (1571 - 1641), diretor da Companhia das Índias Orientais, e Antonio Serra (c. 1550 – c. 1600), economista e filósofo italiano.
alfandegas: Órgão público que, normalmente em aeroportos ou regiões de fronteiras, inspeciona bagagens e mercadorias, cobrando as taxas referentes à entrada e saída de produtos.
protecionismo:
Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau
mentalismo:
Que diz respeito à mente; espiritual.
Idade mental, grau de maturidade psicológica e intelectual apresentada por um indivíduo. (É determinada experimentalmente por meio de certos testes).
Doença mental, alteração das funções psíquicas.
balanças comerciais favorável: A balança comercial mede a relação entre as importações e exportações de um país, e faz parte da balança de pagamentos (soma total das transações econômicas entre um país e seus parceiros comerciais pelo mundo). Quando o valor das exportações é superior ao de importações, diz-se que o país tem um superávit e torna-se credor do estrangeiro, tendo uma balança comercial “favorável”. Já quando o valor das importações supera o de exportações, diz-se que o país tem um déficit em sua balança comercial e estaria em dívida com o estrangeiro, tendo uma balança comercial “desfavorável”.
colonialismo: O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meio como a linguagem e a arte. A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos.