explique o surgimento de cada ripo de rocha (magmáticas, sedimentares e metamórficas);
Soluções para a tarefa
Rochas Magmáticas ou ígneas
Estas são originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos, a mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc.
Rochas Sedimentares
Surgem nas zonas profundas da litosfera (crosta terrestre). Sua formação se dá a partir de processos físico-químicos que sofrem os agentes destrutivos. Ex. arenitos, calcário, folhelhos, etc.
Rochas Metarmórficas
Estas passam por mudanças e têm sua origem através das rochas magmáticas, das sedimentares e também das metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original.
As rochas magmáticas podem também ser chamadas de ígneas, elas se formam a partir do resfriamento do magma(fluido do interior da Terra). As Rochas Ígneas podem ser classificadas como Vulcânicas ou Plutônicas. As Vulcânicas, como o nome já diz, formam-se a partir do resfriamento do magma vulcânico e também podem ser chamadas de Extrusivas. Já as Plutônicas podem também ser chamadas de Intrusivas e formam-se no fundo do mar em fissuras na crosta terrestre.
Rochas podem sofrer com intempéries(Físicas, Químicas e/ou Biológicas). A medida que elas vão se sedimentando por conta da erosão, podem acabar sendo depositadas em algum local, onde sofrerão Litificação e formarão uma Rocha Sedimentar.
As metamórficas são mais fáceis ainda, qualquer rocha, quando submetida a alta temperatura e pressão, que sofrer alguma alteração em sua composição química, transformar-se-á em uma Rocha Metamórfica.