Explique o sistema eleitoral Brasileiro, passando pelo sistema majoritário e sistema proporcional. Por que os partidos lançam muito mais candidatos que pretendem de fato eleger?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sistema Majoritário: como o próprio nome indica, é o sistema onde vence aquele candidato que tem mais voto. Usado, no Brasil, exclusivamente para Candidatos do poder executivo(prefeito, governadores, presidente), e senadores.
Sistema proporcional: usado para eleger vereadores e deputados estaduais e federais.
Funciona pela proporcionalidade de votos em legenda(partido). Assim, sempre que votar em um candidato a estes cargos, na prática, seu voto esta sendo dirigido ao partido que este candidato pertence. Exemplo: Você vota no candidato A, que pertence ao partido B, então seu voto vai para o parido B, na soma geral dos votos é que se define o número de cadeiras que o partido B terá direito, caso seu candidato esteja entre os mais votados do partido B, então ele será eleito.
Exemplo mais amplo: MG tem direito a 53 cadeiras de deputados na câmara, portando, cada partido que participa do peito pode lançar até 53 candidatos cada um. Caso tenha 20 partidos participando do pleito, e cada um lance 53 candidatos, teremos um total de 1060 candidatos.
MG tem 15 milhões de eleitores, mas na eleição somente 5.300 000 votaram em deputados(somente entra nesta conta os votos válidos). Então você divide cinco milhões e trezentos mil votos por 53 que é o número de cadeiras a que MG tem direito.
Isto dá exatamente 100 000(cem mil) votos que um partido precisa para eleger um candidato.
Digamos que a soma de todos os 53 candidatos deste partido tenha sido de 1 milhão de votos. Ele tem direito de eleger 10 deputados. Elege-se os 10 candidatos mais votados deste partido. Caso seu candidato não esteja entre os dez mais votados, azar o seu, pois seu voto ajudou a eleger quem você não queria, mas não elegeu quem você quer.