Explique o significado histórico das seguintes expressões:
1. Teocracia
R:
2. Mumificação
R:
3. Papiro
R:
4. Escrita hieroglífica
R:
5. Politeísmo
R:
6. Pirâmides de Gisé
R:
7. Nomos
R:
8. Sociedade hidráulica
R:
9. Escribas
R:
10. Egiptólogo
R:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Teocracia
R:
Teocracia (do grego Teo: Deus + cracia: poder) é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de algumas religiões.
2. Mumificação
R:
Define-se mumificação como o fenômeno natural ou artificial de preservação de um corpo. Nesse processo, a putrefação ocorre vagarosamente, ao longo de muitos e muitos anos.
3. Papiro
R:
Papiro é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico é Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita durante a Antiguidade Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano.
4. Escrita hieroglífica
R:
A escrita hieroglífica é um sistema que usa figuras e símbolos chamados hieróglifos em vez de letras e palavras. Quando falamos em hieróglifos, quase sempre nos lembramos dos antigos egípcios. ... A palavra “hieróglifo” significa “entalhe sagrado”.
5. Politeísmo
R:
Politeísmo (do grego: polis, muitos, Théos, deus: muitos deuses) consiste na crença e subsequente adoração a mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas atividades, áreas, objetos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas.
6. Pirâmides de Gisé
R:
Necrópole de Gizé, também chamada de Pirâmides de Gizé, Guizé ou Guisa, é um sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito.
7. Nomos
R:
Nomos é a materialização da lei humana na Grécia antiga. Os sofistas acreditavam que o nomos não era necessariamente superior na Grécia, mas que era intermediário e diferente entre as culturas.
8. Sociedade hidráulica
R:
Civilização Hidráulica é um termo que faz referência às civilizações que viveram na Mesopotâmia e no Antigo Egito. ... Já a Mesopotâmia representa através de seu próprio nome, que significa entre rios, a importâncias desses fluxos de água para sua comunidade.
9. Escribas
R:
O escriba ou escrivão era aquele que na antiguidade dominava a escrita e a usava para, a mando do regente, redigir as normas do povo daquela região ou de uma determinada religião. Também podia exercer as funções de contador, secretário, copista e arquivista.
10. Egiptólogo
R:
Egiptologia é o estudo da cultura egípcia. É uma área da arqueologia e da história antiga. Ainda que comumente associada ao período faraônico, a Egiptologia também se estende para as origens pré-dinásticas até períodos mais recentes da história do Egito.