explique o significado histórico da frase "o único a me tapear em todos os tempos" com o contexto da crise do sistema colonial
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Foi o único que me enganou”. Frase de Napoleão Bonaparte sobre o príncipe regente Dom João, futuro Dom João VI, que há exatos 212 anos, no dia 8 de março de 1808, desembarcou no Rio de Janeiro acompanhado de toda a corte portuguesa fugindo da tropas do imperador francês.
Ao fugir para o Brasil, Dom João teria sido um covarde? Acho que não se deve confundir fuga com covardia. Dom João fugiu porque não tinha meios para enfrentar e vencer Napoleão. Foi uma decisão inteligente. Eu, se fosse rei de Portugal na mesma situação, também teria fugido. E muito mais rápido. Portanto, é um rei fujão, mas não covarde.
Fonte: Historiador Laurentino Gomes
Fuga da Família Real para o Brasil
A frase remete a Napoleão Bonaparte falando sobre D. João VI. Com o contexto da crise do sistema colonial, o Brasil estava estagnado economicamente por conta do Alvará de 1785 e do Pacto Colonial, e com a chagada da corte portuguesa estas medidas foram anuladas.
Transferência da corte portuguesa
A frase de Napoleão Bonaparte, "o único a me tapear em todos os tempos", está no contexto da transferência da corte portuguesa ao Brasil, em que o regente português D. João VI faz a mudança de sua corte para uma de suas colônias, impossibilitando o subjugamento pelo imperador francês.
Com a transferência, D. João toma medidas liberais para ascender economicamente o Brasil. Desta forma, decreta a abertura dos portos brasileiros, autoriza as manufaturas (Alvará de 1808), realiza obras de engenharia e inicia um desenvolvimento cultural no país.
Para mais informações sobre a transferência da corte portuguesa, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/34661026
#SPJ5