Explique o significado de: negro como objeto de comércio; negro como mercadoria; tumbeiros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
negro como objeto de comércio
era o mercado negro que e a parte da economia ativa que envolve bens ou serviços considerados banidos em sua região.
negro como mercadoria
no dia 13 de maio de 1888), o governo da Bahia se lançou numa discussão sobre qual deveria ser o perfil e a atuação da polícia. Decidiu-se que cabia à força policial zelar pela boa conduta da população: sambas foram proibidos depois das 22h, a capoeira foi considerada crime. Na época, a população negra livre —ou liberta — em Salvador já superava, numericamente, a de escravizados. E a abolição era um evento antecipado pelas elites. O episódio é lembrado pela historiadora Wlamyra Albuquerque para demonstrar como, às vésperas do 13 de maio, as elites brasileiras se organizaram para cercear a atuação de homens e mulheres negras: “Entendia-se que eles não estavam mais sob o controle de um senhor, mas deveriam passar para o controle do Estado”,
tumbeiros
Parte dos navios (porões) que transportava os negros escravos vindo da Europa para o Brasil, devido aos maus tratos que eles eram conduzidos em pequeno espaço, onde uma boa parte chegava a morte (tumba). Os navios que transportavam os negros do litoral da África para o Brasil eram chamadoa de tumbeiros.
Resposta:
No Novo Mundo, os negros criaram de forma ativa uma cultura e uma "África" próprias. A deportação atlântica, a sociedade de plantation, a abolição da escravidão, a liberdade e o ajustamento à modernidade foram os contextos nos quais os negros tiveram de redefinir, geralmente em um curto período de tempo, e sob pressão intensa, o que seriam suas culturas e como elas se manifestariam (ou como deveriam se manifestar). Suas novas culturas tinham de significar algo e ser inteligíveis para os próprios negros1 ¾ que no início provinham geralmente de origens diversas ¾ bem como, embora de outra forma, para os brancos. Por definição, a criação de novas culturas centradas na experiência de um africano no Novo Mundo, em vez de relacionar-se à nação, era um fenômeno transnacional.
Explicação:espero que ajude