Explique o significado da expressão Segunda Revolução Copernicana, utilizada por Immanuel Kant para se referir á abordagem do criticismo sobre o conhecimento.
Soluções para a tarefa
Boa Tarde!!!
O significado da expressão Segunda Revolução Copernicana, é através da tamanha revolução que Kant causou na filosofia. Era um momento em que os filósofos discutiam muito sobre o que estava acontecendo na sociedade e com a razão, porem nenhum deles conseguiam entrar em um acordo, ou davam uma resposta satisfatória para todas as questões.
No campo da Metafisica, ninguém concordava com ninguém, eram assuntos relacionados a Deus, alma, imortalidade, liberdade e a supremacia do bem que não se falava nenhum resultado.
Racionalistas e empiristas não tinham nenhuma convergência.
Já a matemática e a física eram bem conhecidas já, pelas grandes utilidades que elas traziam para o novo mundo e foi exatamente isso que fez com que Kant se pergunta-se porque a filosofia não avançava como a matemática e a física.
Ele disse então que deveria ser feito na filosofia a mesma coisa Copérnico fez na astronomia. Ou seja, Copérnico colocava a terra sempre no centro do mundo e todos os problemas não obtinham solução, porém, quando ele colocou o Sol como centro e a terra girando em torno, vários dos problemas foram resolvidos e uma teoria foi apresentada.
Kant disse que toda filosofia estava errada ao colocar o objeto como centro e o sujeito girando em torno, para pode conhecer o objeto. Para ele, isso é impossível, pois o ser humano não tem tamanha mentalidade para conhecer as coisas em si, e sim apenas o que a coisa aparece para nós. EXEMPLO: Vemos a flor, temos conhecimento que aquilo é uma flor, mas não temos conhecimento nenhum da flor em si.
Por isso se chama SEGUNDA REVOLUÇÃO COPÉRNICO, segunda porque Copérnico teve essa ideia de início, e em seguida, baseada na sua ideia Kant veio para revolucionar a filosofia, objeto e sujeito.