História, perguntado por fernandajennifer89, 1 ano atrás

explique "O Reino frânces"

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriel955275
1



0 reino francês

O processo de centralização francês contou com a atuação dos reis da dinastia capetíngia, fundada em 987 por Hugo Capeto e estendendo-se até 1328.
O primeiro dos reis capetíngios destacável para o processo centralizador francês foi Filipe Augusto ou Filipe II (1180-1223). Usando como pretexto a necessidade de combater os ingleses que ocupavam o norte da França, esse monarca iniciou a cobrança de impostos em todo o território francês, seguida da montagem de um poderoso exército que garantida o poder real e o domínio de um território unificado.
Tinha início assim a transformação da monarquia feudal, centrada nos feudos e comandada pelos suseranos e vassalos locais, em Estado centralizado.
Após derrotar os ingleses, Filipe II utilizou seu poder armado para se impor à nobreza. Nomeou fiscais reais, que percorriam todo o reino cobrando impostos e fazendo prevalecer as leis e a justiça real sobre as dos nobres locais. Aliado da burguesia, o rei vendia Cartas de Franquia aos burgos que quisessemse libertar do controle dos senhores feudais e aceitar* a proteção real. De outro lado, para os senhores territoriais, a força monárquica acabava servindo para garantir o poderio e os privilégios da nobreza, mantendo a ordem e a subordinação servil.


fernandajennifer89: vlw mano ajudou mt
gabriel955275: Nada
Perguntas interessantes