Explique o que significa iluminismo e descreva suas características.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Quais as principais características do Iluminismo?
- A razão era considerada o fator primordial e legítimo para o alcance da verdade e do conhecimento;
- Avanço da ciência;
- Ignorava qualquer crença religiosa que fosse contrária à evidência científica;
- Oposição ao Absolutismo, ao Mercantilismo, as vantagens da nobreza e a igreja católica;
- Defesa de maior liberdade política e econômica (sem interferência do Estado);
- Alguns cientistas acreditavam que a natureza era capaz de explicar o comportamento da sociedade;
- Predomínio da burguesia;
- Deus está presente na natureza e no próprio homem;
- O questionamento das coisas e das verdades era valorizado. Também era imprescindível realizar a investigação com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a política, economia e sociedade.
Explicação:
espero ter ajudado! :)
O iluminismo, também conhecido como ilustração ou esclarecimento, foi um movimento filosófico que atingiu o seu auge na Europa do século XVIII, mas que teve suas bases teóricas estabelecidas no século anterior.
Grandes defensores da liberdade, os pensadores iluministas combatiam a tirania dos Reis e pregavam a igualdade de todos perante a lei. Rejeitando a força da tradição e dos dogmas religiosos, pregavam uma sociedade guiada pela razão, que, segundo eles, permitiria ao ser humano superar o atraso e conquistar o progresso e a plena felicidade.
De acordo com o iluminismo, no período medieval a humanidade se deixou levar pela ignorância e pelos dogmas bíblicos. O pensamento religioso teria prevalecido na Europa, impedindo o homem de raciocinar livremente. Todos os acontecimentos seriam explicados pela religião, de acordo com as orientações da Igreja. O pensamento iluminista teria vindo para libertar o homem das algemas da ignorância por meio da razão.
Segundo os iluministas, o seres humanos, guiados pela razão, seriam capazes de compreender e explicar racionalmente os acontecimentos políticos, econômicos e sociais, bem como as manifestações da natureza. Por esse motivo, o século XVIII tornou-se conhecido como o "Século das luzes", em contraposição às Idade Média, chamada, desde a época dos renascentistas, de "Idade das Trevas".
O iluminismo ajudou a criar a base intelectual para a independência dos Estados Unidos, as devoluções na França e no Haiti e para os movimentos de independência na América Latina, entre outros aconticementos importantes dos séculos XVIII e XIX.