explique o que são rochas magmaticás, rochas sedimentares e rochas metamorficas
Soluções para a tarefa
ROCHAS MAGMÁTICAS:
As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma pastoso presente no interior do planeta Terra. Além de se solidificarem no interior do planeta, são também formadas na crosta terrestre. Assim, quando ocorrem as erupções vulcânicas, as lavas (magma derretido) são expelidas. Ao entrarem em contato com o ambiente, se resfriam e se solidificam, formando assim as rochas magmáticas.
ROCHAS SEDIMENTARES:
São formadas por partículas sedimentares e de matéria orgânica que foram compactadas com o passar do tempo. Encontramos esse tipo de rocha nos continentes e no fundo dos oceanos. Elas representam cerca de ¾ das rochas da terra. As rochas sedimentares recebem esse nome pois são formadas durante um longo período, por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Dessa forma, são acumulados sedimentos (resíduos) que geram diversos estratos ou camadas. Elas são provenientes de outros tipos de rochas que, com o passar do tempo, foram sendo constituídas pelo processom de erosão: pela ação do vento, chuva, gelo, mares, rios, dentre outros. Por esse motivo, nesse tipo de rocha é possível encontrar diversos fósseis, ou seja, vestígios de seres vivos (vegetal ou animal) antigos.
ROCHAS METAMÓRFICAS:
As rochas metamórficas são um dos tipos de rochas que surgem a partir da transformação das rochas sedimentares ou magmáticas. Elas são formadas por processos físico-químicos que ocorrem pela ação de diversos fatores relacionados com a umidade, a temperatura e a pressão no interior da Terra. Assim, para que as rochas metamórficas sejam desenvolvidas é necessário que aconteça uma transformação nos outros tipos de rochas já existentes, seja na estrutura, propriedades ou composição.
Espero ter ajudado!!!
Bons estudos!
As sedimentares, são rochas originadas pelo desgaste ou acúmulo de outros tipos de rochas já preexistentes, como por exemplo: a areia, argila e o sal.
E a metamórfica é a transformação de uma rocha já preexistente para outra em virtude da temperatura e pressão. Exemplo: mármore e o calcário.