Saúde, perguntado por suelynbarassuol20, 10 meses atrás

explique o que pode ter acontecido para que houvesse hemolise da amostra ​

Soluções para a tarefa

Respondido por giosw
0

Resposta:

Laboratorialmente, conseguimos diferenciar as hemólises da seguinte maneira: na in vivo, ocorre um aumento da hemoglobina, do LDH, do índice de reticulócitos e da bilirrubina livre, sem aumento do potássio, além da diminuição da haptoglobina. Já na hemólise in vitro, ocorre um aumento paralelo de hemoglobina, LDH, potássio e AST (TGO), com concentrações normais de haptoglobina e do índice de reticulócitos.

A interferência nos ensaios laboratoriais depende fundamentalmente da magnitude da hemólise, do analito a ser determinado e da metodologia utilizada. Alguns exemplos de exames que podem ser afetados pela hemólise são: AST (TGO), ALT (TGP), fosfatase alcalina, GGT, bilirrubina, LDH, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, CK, troponinas, glicose, sódio, cloro, ferro, lipase, insulina, T4, proteína total, albumina, fosfatase ácida.

Por conta de sua alta prevalência (a hemólise pode ocorrer em até 3,3% do total das amostras de rotina) e do seu impacto nos resultados laboratoriais, o médico solicitante deve ser capaz de diferenciar e reconhecer as causas de alterações mais importantes da hemólise. Um contato próximo com o laboratório é sempre importante e necessário, a fim de mitigar resultados inadequados, os quais podem levar a condutas inapropriadas.

Perguntas interessantes