Explique o que o autor chama de “getulização dos textos escolares” e analise o papel do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945).
me ajudemm pfvv
Soluções para a tarefa
Resposta:O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi um órgão de governo criado durante o Estado Novo para promover uma imagem positiva do chefe de Estado e seu regime, estreitando as relações entre ambos e os diversos segmentos da sociedade. O DIP possuía um grande número de atribuições, desde a cooptação de intelectuais até a organização de eventos esportivos, propagandísticos e ligados aos meios de comunicação. Em relação à imprensa escrita ou falada e a manifestações culturais como música, teatro e literatura, o DIP atuou como direcionador e também censor.
Quanto à “getulização dos textos escolares”, trata-se de uma importante área de atuação do DIP, visando inspirar, nas crianças e adolescentes, admiração, entusiasmo e lealdade à pessoa do governante.
Explicação: Espero ter ajudado!!
BONS ESTUDOS
O departamento de imprensa e propagando, DIP, durante o governo vargas tinha por principal objetivo realizar propagandas do governo e atuar na censura dos atos praticados durante a ditadura de Vargas e um dos papéis do DIP também era realizar uma introdução de vargas nos textos escolares como se este fosse uma espécie de herói da nação.
Governo vargas e a atuação do DIP
Em governos autoritários como o instaurado por Vargas é comum a doutrinação das pessoas para que estas pensem que o líder da nação é uma espécie de exemplo para tudo e que deve ser respeitado e admirado, logo a melhor forma de fazer isso é colocando essas ideias em livros para crianças e adolescentes em processo de aprendizagem.
Para saber mais sobre o governo Vargas: https://brainly.com.br/tarefa/5769925
#SPJ2