Explique o que o autor chama de “getulização dos textos escolares” e analise o papel do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945).
Soluções para a tarefa
R.: O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi um órgão de governo criado durante o Estado Novo para promover uma imagem positiva do chefe de Estado e seu regime, estreitando as relações entre ambos e os diversos segmentos da sociedade. O DIP possuía um grande número de atribuições, desde a cooptação de intelectuais até a organização de eventos esportivos, propagandísticos e ligados aos meios de comunicação. Em relação à imprensa escrita ou falada e a manifestações culturais como música, teatro e literatura, o DIP atuou como direcionador e também censor.
Quanto à “getulização dos textos escolares”, trata-se de uma importante área de atuação do DIP, visando inspirar, nas crianças e adolescentes, admiração, entusiasmo e lealdade à pessoa do governante.
A “getulização dos textos escolares” está relacionada ao fato de inspiração para que as crianças e os adolescentes tenham mais admiração, entusiasmo e lealdade para com os governantes.
O principal papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-1945) era tornar maior os atos governamentais, para dar estímulo a figura do presidente, através do controle dos meios de comunicação, e de ser um instrumento de censura e promoção de eventos culturais que deveriam promover a imagem de Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!