explique o que foi o tratado methuen em 1703 e suas consequenciaso que foi o tratado de methuen de 1703 e suas consequencias para a economia portuguesa
Soluções para a tarefa
O que foi;
Também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos, o Tratado de Methuen foi um acordo comercial assinado entre Portugal e Grã-Bretanha em 27 de dezembro de 1703. Este acordo vigorou entre 1703 e 1836
De acordo com o tratado, Portugal abriu sua economia à importação dos produtos britânicos (geralmente produtos manufaturados caros). Em contrapartida, os britânicos fizeram o mesmo, porém aos vinhos portugueses.
Consequências do Tratado de Methuen;
- O tratado foi extremamente desfavorável à economia portuguesa, pois os ingleses puderam exportar para Portugal, e sua colônia na América (Brasil), grandes quantidades de produtos têxteis de alto valor, além de outros manufaturados. Embora os vinhos portugueses tenham entrado facilmente no mercado britânico, a diferença entre exportações e importações (balança comercial) foi amplamente favorável aos ingleses.
- A expressiva desigualdade financeira, resultante das relações comerciais (estabelecidas pelo tratado) entre Portugal e Inglaterra, aprofundou a crise econômica portuguesa.
- Aumento da dependência econômica de Portugal em relação à Inglaterra.
- Aumento da dívida externa de Portugal em relação à Inglaterra. Neste contexto, grande parte do ouro, que os portugueses retiraram do Brasil no século XVIII, foi parar na Inglaterra para cobrir estas dívidas.
- Os produtos manufaturados ingleses chegaram também ao Brasil (que era colônia de Portugal) com preços elevados. Além de ter colaborado para a inviabilização do desenvolvimento industrial do Brasil, o Tratado de Methuen gerou dificuldades de acesso de grande parte da população brasileira (em função dos altos preços) aos produtos manufaturados, pois somente os mais ricos podiam comprar.
Resposta:
Explicação:
O Tratado de Methuen, que também ficou conhecido como o Tratado de Panos e Vinhos, refere-se a um acordo entre Portugal e Inglaterra para a permuta de produtos têxteis ingleses e vinhos portugueses no período de 1703 e 1836.
Neste contexto, Portugal e Inglaterra abriram seus mercados para o comércio de importação. Este tratado tem o nome relacionado ao embaixador britânico John Methuen cujo papel estava dirigir tais negociações do tratado.
O tratado gerou diversas consequências como mercado de importação e exportação favorável apenas aos ingleses, desigualdade econômica acarretou em crise em Portugal, contribuiu para o processo de Revolução Industrial na Inglaterra, dependência de Portugal com a Inglaterra aumentando a dívida externa.
Bons estudos !