explique o que foi o renascimento, a reforma protestante e a contra reforma catolica
Soluções para a tarefa
O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.
Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos sócio-culturais. Deste pólo cultural o Renascimento se propagou pela Europa, especialmente pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal e Espanha. Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517[1][2] na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas[3]. Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.[4] Contrarreforma (AO 1945: Contra-Reforma), que ficou também conhecida por Reforma Católica, é o nome dado ao movimento que foi criado pela Igreja Católica a partir de 1545, e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante (de 1517) iniciada por Lutero.
Resposta: Bem, primeiro vamos pensar nas características do Renascimento, de alguma forma eles ajudaram a promover críticas à Igreja Católica? Se sim, significa que o Renascimento estimulou os reformadores a criticarem práticas de instituições poderosas como a Igreja, certo? Graças ao Renascimento pode existir Lutero e Calvino. Mas agora qual é a contradição aí? O que fizeram as Igrejas, tanto a Protestante quanto a Católica Reformada com quem pensava diferente delas?