Explique o que foi o plano collor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1990, Fernando Collor de Mello foi empossado como Presidente. Durante seu mandato, foram implementados três Planos Econômicos distintos:
Plano Collor I
Plano Collor II
Plano Marcílio.
No entanto, o termo “Plano Collor” costuma ser utilizado genericamente para se referir ao conjunto de medidas econômicas adotadas durante o governo daquele presidente. O Plano Collor tinha caráter neoliberal.
O Plano Collor I, anunciado assim que o presidente tomou posse, teve como principais características:
“Confisco” (congelamento por 18 meses) do valor que excedesse 50 mil cruzeiros da poupança dos brasileiros;
Criação do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras;
Abertura ao mercado externo e fim de subsídios estatais;
Demissão em massa de funcionários públicos;
Congelamento de preços e salários.
Privatização de empresas estatais
Apesar de ter surtido efeito parcial no curto prazo (a inflação mensal passou de 82,4% em março para 7,6% em maio de 1990, o que ainda é uma taxa elevada), o Plano Collor I foi um fracasso: além de não conseguir conter a inflação, esse pacote econômico foi extremamente impopular, principalmente devido ao chamado “confisco” de parte do valor depositado na poupança dos brasileiros.
Em fevereiro de 1991, com as taxas de inflação mensais já próximas aos 20%, o Plano Collor II foi lançado. Ele previa, dentre outras medidas, novos congelamentos de preços e o fim das operações de overnight (prática de depositar dinheiro em um dia e retirá-lo no dia seguinte, com um determinado lucro), as quais foram substituídas pelo Fundo de Aplicações Financeiras (criada pelo mesmo Plano).
Explicação: