Explique o que foi o "indianismo", utilizado pelos artistas que estudaram na AIBA:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Amoedo ( ele faz parte da historia da fundaçao) foi autor de O Último Tamoio (1883), um ícone do indianismo
Resposta:
Na América Latina e mais especificamente no México, a arte indianista foi um movimento político e de grande força, com um caráter nacionalista bem mais acentuado do que o que percebemos nas artes plásticas do Brasil. Dawn Ades (1997) explica que a produção artística mexicana de meados do século XIX demonstrava o despertar do interesse pele a história americana, tanto pretérita quanto contemporâne.
O último tamoio (1884), de Amoedo, talvez seja a pintura indianista que mais se aproxima desse caráter nativista, mas a presença de Anchieta - europeu - atenua o maniqueismo dos papéis.
Mas, e no caso de trabalhos como O Último Tamoio, de Amoedo, o Rio Paraíba do Sul (1866) de Almeida Reis e Alegoria do império brasileiro (1872) de Chaves Pinheiro? O Último Tamoio, assim como o Felipe Camarão na Batalha dos Guararapes (1879) de Meirelles, parece ser representante do raríssimo tipo de pintura que coloca o índio como herói, ou herói-guerreiro na composição, e, agora sim, eles representam a ideia de “herói típico da nacionalidade, como tal anteposto ao colonizador europeu”, como diz José Roberto Teixeira Leite (1988, p. 256) em seu dicionário de pintura. Já as esculturas são alegorias, sendo que no trabalho de Chaves Pinheiro a identificação entre o Brasil e o índio é explícita, e dessa identificação podemos captar as características tradicionais do índio romântico: forte, robusto, viril, sereno, tranquilo e bonito. Se é um trabalho que usa a imagem do nativo como alegoria, também não deixa de ser uma celebração do índio rousseauniano.
Tendo em vista tantas abordagens diferentes para o tema do índio na arte nacional, tanto do ponto de vista da crítica quanto do ponto de vista artístico, fica evidente que talvez uma única definição para arte indianista seja impossível ou, se houvesse, seria genérica demais. Ainda assim, podemos depreender do conjunto de trabalhos que o indianismo nacional, que era tudo menos coeso, foi uma forma de expressão lírico-trágica da natureza - tanto em relação à paisagem quanto ao caráter - nacional, e o índio um personagem selvagem, distante e mítico o suficiente para personificar toda uma gama de sentimentos estoicos, raros e dignos, sem parecer demasiadamente artificial ou irreal. Tão grande é o índio (brasileiro) que pode demonstrar grandeza e serenidade mesmo na derrota. O indianismo é a projeção do caráter brasileiro na nossa pintura mais no que se refere às escolhas em cima do tema do que sobre o tema em si.
Espero que te ajude mais!