História, perguntado por luizageovanna703, 4 meses atrás

Explique o que foi o Governo Geral e cite três medidas tomadas pelo primeiro governo de Tomé de Sousa. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por yinyim21
1

Resposta:

Primeiro Governo-Geral

Com a criação do novo modelo administrativo para a colônia, o rei de Portugal nomeou Tomé de Sousa, um fidalgo português, para ocupar o cargo. A primeira tarefa de Tomé de Sousa era promover a construção de uma capital para o Brasil. Essa cidade seria construída na Baía de Todos os Santos, em uma região estratégica escolhida pelo próprio governador-geral.

Tomé de Sousa chegou oficialmente ao Brasil em 1549, e a capital construída durante seu governo recebeu o nome de Salvador. A construção de Salvador ocorreu mediante a retomada da capitania que existia na região e que estava sob a posse de Francisco Pereira Coutinho. Com Tomé de Sousa vieram aproximadamente 1000 pessoas para o Brasil – muitas para auxiliá-lo no processo de construção da cidade.

Outro ponto crucial da construção de Salvador foi que o governador-geral implantou uma política de convívio pacífico com os nativos, elemento crucial para permitir o desenvolvimento da cidade. Tomé de Sousa só permitiu que os colonos escravizassem os indígenas hostis aos portugueses. Essa política desagradava a muitos colonos, que queriam caminho livre para escravizar os indígenas.

Junto de Tomé de Sousa também vieram ao Brasil os primeiros jesuítas, padres da Companhia de Jesus. Esses jesuítas eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como objetivos catequizar os nativos e melhorar os costumes da colônia.

O plano de atuação dos jesuítas foi desenvolvido pelo próprio Manuel da Nóbrega e consistia em criar pequenas aldeias e deslocar as populações indígenas a esses locais para que fossem catequizadas e aprendessem a viver em um modo de vida europeizado. As etapas da catequização dos indígenas incluíam a adaptação do catolicismo à cultura local e o domínio do tupi. Os jesuítas foram muito importantes na pacificação de muitas tribos indígenas.

Durante o governo de Tomé de Sousa, destacou-se também a criação do primeiro bispado do Brasil na cidade de Salvador. O governador-geral também deu incentivos para o desenvolvimento da pecuária na colônia e contribuiu para a construção de mais engenhos no Brasil.

Acesse também: Conheça a história da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil

Governadores seguintes do Brasil

Após o governo de Tomé de Sousa, houve mais dois governadores-gerais: Duarte da Costa (1553-1558) e Mem de Sá (1558-1572). No governo de Duarte da Costa, a política de tratamento dos indígenas foi alterada, pois o governador-geral permitiu que os colonos escravizassem todo e qualquer indígena. Isso, naturalmente, fez a hostilidade dos indígenas aumentar.

O outro governador-geral foi Mem de Sá, que permaneceu na função por catorze anos. Mem de Sá foi o responsável por expulsar os franceses que invadiram a Baía da Guanabara. Os franceses eram liderados por Nicols Durand de Villegagnon e invadiram a região em 1555, criando lá a França Antártica. Como resultado da expulsão dos franceses da região, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro a fim de proteger a localidade de novas invasões.

A atuação de Mem de Sá na expulsão dos franceses fazia parte de uma tarefa que lhe foi designada pela Coroa no ato de sua nomeação ao cargo de governador-geral. A defesa e a posse da terra eram tarefas importantíssimas aos olhos da Coroa.

Depois que Mem de Sá abandonou o cargo, a Coroa Portuguesa continuou notando inúmeras falhas na administração colonial. Por conta disso, a Coroa ordenou a divisão da colônia em Governo do Norte, com capital em Salvador, e Governo do Sul, com capital no Rio de Janeiro.

Explicação:

bons estudos

Perguntas interessantes
Matemática, 9 meses atrás