História, perguntado por alessandraszzaj, 10 meses atrás

Explique o que foi e porque aconteveu o golpe da maioridade no brasil imperial​


ivoangeloianreal: é do Salomão também é?

Soluções para a tarefa

Respondido por cassianoflima10
1

Resposta:

O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu a D. Pedro II o cargo de imperador quando ele tinha 14 anos, em 1840.

Explicação:

O objetivo era restabelecer a estabilidade do Brasil. O País estava marcado pela instabilidade política e social do Primeiro Reinado (1822-1831) e que se mantinha do Período Regencial (1831-1840).

No Primeiro Reinado, que teve início com a Independência do Brasil, D. Pedro I foi um imperador centralizador e autoritário. As condições eram precárias e o descontentamento da população crescia, até que D. Pedro viu-se obrigado a abdicar do trono.

Seu sucessor, D. Pedro II, tinha apenas 5 anos aquando da abdicação. Por esse motivo, o País passou a ser governado por regentes, os quais eram representados por grupos políticos (liberais e conservadores) que defendiam princípios diferentes.

A disputa de poder resultou numa série de revoltas, tais como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada.

Muitos acreditavam que a instabilidade era causada especialmente em decorrência da omissão de uma figura que governasse o País. Assim, os liberais consolidaram a ideia de que era preciso centralizar novamente o poder.

Apoiado pelo partido liberal, o projeto que antecipava a maioridade avançou. Foi criado o Clube da Maioridade, que era liderado por Antônio Carlos de Andrada e Silva. A estratégia era reduzir a maioridade do imperador para que D. Pedro II, que transmitia a ideia de esperança, pudesse assumir a liderança do Brasil.

Importa referir que na Constituição de 1824 havia sido outorgada a maioridade do imperador aos 21 anos.

D. Pedro II deu início ao Segundo Império do Brasil, cujo período compreende as datas de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Perguntas interessantes