Geografia, perguntado por adarieneSilva3720, 1 ano atrás

explique o que foi as ligas camponesas

Soluções para a tarefa

Respondido por kakalk
1

Formadas pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1945, as ligas camponesas nasceram com o intuito de ajudar as pessoas que desejavam ter o direito à terra no país, além de também lutarem por uma melhor qualidade de vida para todos que viviam no campo.

As ligas camponesas tiveram diversos líderes e os mais famosos foram o primeiro deles, Gregório Lourenço Bezerra, e Francisco Julião Arruda de Paula, que assumiria a liderança logo em seguida.

O movimento tinha dois objetivos distintos: o primeiro era aumentar o número de eleitores para o Partido Comunista Brasileiro e o segundo era realmente compreender quais eram as necessidades e os desejos dos trabalhadores do campo e ajudá-los a conquistá-los.

Desde que iniciaram os trabalhos, a liga sofria muita repressão do Estado, por tentar interferir no que o Governo e as pessoas mais poderosas do país queriam. Em 1954, quando retornaram à ativa, as ligas camponesas criaram então a Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco, que tinha os seguintes objetivos:

Formar uma cooperativa de crédito, livrando os pequenos agricultores do poder dos latifundiários;

Prestar assistência jurídica, médica e também educacional aos agricultores;

Auxiliar os agricultores com despesas funerárias, já que muitos eram enterrados como indigentes por falta de dinheiro.

Mas logo em seguida as ligas camponesas foram novamente abafadas pela ditadura militar, que os acusavam de ter somente desejos políticos baseados na filosofia socialista. Foi atacada brutalmente e proibida de atuar, deixando mais uma vez os pequenos agricultores sofrendo sozinhos.

Francisco Julião criou a Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco e legalizou seus trabalhos em janeiro de 1955. Em 1959, o grupo conseguiu a desapropriação do engenho e começou a mudar a vida das pessoas que mais precisavam.

No entanto a mídia, aliada ao governo ditatorial militar, logo aliou a Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco ao Partido Comunista Brasileiro e, com o início da ditadura militar, o movimento foi sufocado.

Diversas pessoas ligadas ao movimento foram presas, torturadas e mortas. Outros conseguiram fugir, mas tiveram que acabar com o movimento, fazendo com que as ligas camponesas deixassem de existir de uma vez por todas.

Perguntas interessantes