Explique o que foi a Revolução Russa e qual a sua relevância para a história?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Russa, ocorrida em 1917, foi o resultado de conflitos ocorridos no século XX. Concomitante à Primeira Guerra Mundial, foi orientada pelos ideais comunistas de Karl Marx e Friendrich Engels que influenciaram uma rebelião popular. Conquistaram o objetivo de abolir a monarquia, fundando um governo organizado por trabalhadores.
Considerado por muitos historiadores como um dos principais eventos históricos do século XX, a Revolução Russa, iniciada em 1917, representou a construção de um Estado e de uma sociedade considerada por muitos especialistas como socialista. A Revolução Russa teve várias fases que proporcionaram importantes alterações nos rumos da construção da sociedade russa.
A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917 quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.
Explicação:
Conclusão
A Rússia foi o primeiro país a tentar colocar em prática ideias socialistas, elaboradas por Marx e Engels.
Após a morte de Lenin em 1924, iniciou-se uma disputa pelo poder entre Trotsky e Stalin.
Stalin vence e assume o poder, ao mesmo tempo em que Trotsky é expulso do país.
Se exilou em diversos países com sua esposa e neto – únicos membros vivos de sua família – até se estabelecerem, por fim, no México, onde foi assassinado em 1940.
Com Stalin (1924-1953), a URSS viveu um período de governo totalitário e arbitrário.
Aliada aos Estado Unidos e Reino Unido, a URSS foi, durante a II Guerra Mundial, um dos principais inimigos do nazismo.
Após a Guerra, ela alcançou o título de segunda maior potência mundial