Geografia, perguntado por valdesonsilvadealme, 8 meses atrás

explique o que foi a gerra de sucessão​

Soluções para a tarefa

Respondido por jullyannah002
2

Resposta:

A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, foi um conflito armado entre Norte e Sul dos Estados Unidos pela disputa relacionada ao uso de escravos no país. A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, aconteceu nos Estados Unidos entre os estados do Norte e os estados do Sul, de 1861 a 1865.

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

O que foi a Guerra de Secessão?

A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Esse conflito trouxe grande destruição, sobretudo para o sul do país, afetando diretamente sua economia e resultando em um saldo aproximado de 600 mil mortos.

O que motivou esse conflito?

A secessão americana foi motivada basicamente pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos durante o século XIX. Os estados do norte eram caracterizados pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado.

O sul, por sua vez, era caracterizado pela dependência do cultivo agrícola baseado no sistema do plantation, no qual havia a existência da grande propriedade de terra (latifúndio), baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo. Economicamente, esses modelos antagônicos complementavam-se, mas, politicamente, cada lado possuía interesses distintos, que contribuíram para o desgaste das relações entre essas regiões.

A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos. Isso porque, com o processo de marcha para o oeste, iniciou-se a ocupação do oeste americano, havendo, por isso, a defesa por parte dos sulistas da extensão do trabalho escravo para esses locais, enquanto os nortistas eram contrários a essa ideia e defendiam a proibição da escravidão nesses novos territórios.

Essa questão gerou grande polêmica entre os dois lados, principalmente pela ocupação dos territórios do Kansas e do Nebraska. Politicamente, os dois lados estavam em intensa disputa e isso se refletia na sociedade, pois a tensão existente em Kansas, principalmente, levou ao surgimento de pequenas milícias que lutavam entre si.

A insatisfação sulista com as tentativas dos nortistas de abolir a escravidão levou muitos deles a defenderem ideais de separatismo para manter seu estilo de vida. Todas essas questões canalizaram-se nas eleições presidenciais de 1860, com os sulistas posicionando-se contra a candidatura do republicano Abraham Lincoln.

Lincoln era visto pelos sulistas como um abolicionista convicto e sua vitória para presidente motivou-os – que já defendiam ideais separatistas – a iniciar um movimento de secessão, ou seja, de separação. A vitória de Lincoln fez com que o Estado da Carolina do Sul declarasse sua secessão em dezembro de 1860, quando o recém-eleito canditado ainda nem havia assumido a presidência.

A secessão da Carolina do Sul foi acompanhada pela adesão, entre janeiro e junho de 1861, de outros estados sulistas, como Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia, Texas, Luisiana, Virgínia, Arkansas, Carolina do Norte e Tennessee. Com a secessão dos sulistas, surgiram os Estados Confederados da América.

Perguntas interessantes