explique o que foi a devassa na inconfidencia mineira
Soluções para a tarefa
Foi utilizado, por exemplo, na Inconfidência Mineira. Os autos desse processo eram denominados de "autos de devassa". No caso dos inconfidentes foram instauradas duas Devassas: uma em Ouro Preto e outra no Rio de Janeiro, pouco tempo depois a Devassa de Minas foi enviada ao Rio e anexada àquela.
Este rito processual vigorou no Brasil até a promulgação do Código Criminal do Império.
A maior parte dos volumes dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira encontram-se sob a guarda do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e foram publicados pela Câmara dos Deputados.
A devassa era um mecanismo que não garantia o direito de defesa dos contraditórios ao sistema.
Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, foi líder do movimento intitulado como Inconfidência Mineira, sendo o único a receber pena pelo movimento feito junto ao seu grupo.
Um dos principais motivos que fez com que Tiradentes e seu grupo se motivassem a realizar o movimento era a constante retirada de riquezas da região e impostos excessivos.
O plano dos inconfidentes assim chamados começou a ser posto em prática por volta de 1788 visando realizar as ações no ano seguinte terminando com a prisão de vários dos membros do grupo que não confessaram seus crimes a não ser pelo próprio Tiradentes recebendo pena de morte, sendo esquartejado, enforcado e decapitado.
Mais sobre a inconfidência mineira:
https://brainly.com.br/tarefa/2180831