História, perguntado por bymicks124, 11 meses atrás

explique o que eram os partidos uruguaios blanco e colorado e, em seguida ,relacione-os com a guerra do Paraguai

Soluções para a tarefa

Respondido por FernandoRibeiro123
36

Em 1834 haviam dois partidos políticos que disputavam o controle do Uruguai: o Partido Colorado que eram os liberais, este partido era dos grandes comerciantes de Montevidéu e os seus interesses políticos eram ligados ao Brasil; e o Partido Blanco ou conservador, onde seus membros eram fazendeiros que se ligavam aos criadores de gado argentino. Nesse ano de 1834 o Partido Blanco chegou ao poder liderado por Oribe. Com isso houve uma aproximação com a Argentina. Porém os Colorados, liderados por Rivera, se uniram com o Brasil para derrubar o governo de Oribe. Mas a argentina, por intermédio do presidente Rosas, apoiou os Blancos contra os Colorados. Estava instaurada uma disputa nacional no Uruguai pelo poder, com apoio do Brasil de um lado e da Argentina do outro. O fim desse conflito houve apenas após o Brasil atacar o Uruguai. Comandado pelo Almirante Tamandaré a marinha brasileira junto com o exército atacou o Uruguai. O Partido Colorado, chefiado por Flores, apoiou o ataque brasileiro. Após a derrota do Partido Blanco o novo presidente uruguaio foi Flores. Dessa forma ele declarou apoio ao Brasil. Apoio este que seria uma provocação para os paraguaios, como será mostrado no decorrer deste texto.  

A Argentina sempre disputou com o Brasil o controle da America do Sul. No conflito do Uruguai a Argentina saiu derrotada, pois perdeu o apoio do governo Blanco e ainda viu os Colorados apoiarem o Brasil. Porém quando começou a Guerra do Paraguai o governo argentino deixou de lado as diferenças com o Brasil e, junto com o apoio dele, enfrentou o Paraguai.  

O Brasil era a maior potencia da America do Sul, ao lado da Argentina, e já havia atacado o Uruguai e conseguido derrubar o governo daquele país. O Paraguai não via com bons olhos a influência brasileira no continente.  

O Paraguai desde 1862 era governado pelo Marechal Solano López. Tentando fortalecer o Estado para intimidar os outros países sul-americanos o presidente apoiou e estimulou o surgimento de indústrias, construiu escolas e incentivou o sentimento nacionalista da população. Mas o que mais merece destaque foi a organização do Exército que naquele momento era o mais preparado do continente. Com isso López queria não apenas influenciar na política do continente como também reivindicar territórios em litígio com o Brasil e a Argentina. O plano de López era de se aproximar com os Blancos uruguaios e os federalistas argentinos. Porém o presidente paraguaio não contava com a derrota do Partido Blanco e nem com a centralização argentina realizada pelo presidente Bartolomeu Mitre. Quando Mitre assumiu o poder na Argentina ele propusera que em vez de seu país disputar o poder da America do Sul passasse a dividi-lo com o Brasil. Isso deixava o Paraguai sem aliados no continente.


bymicks124: Obrigada , mas como eu posso resumir isso?
Perguntas interessantes