História, perguntado por KAUAN1234114, 6 meses atrás

explique o que era os cruzadas e por que essas expedições ganharam essas nome​

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelsdsouza
2

1- As cruzadas foram expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados, como o Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Palestina. A região era local de peregrinação para católicos europeus. Entretanto, as peregrinações foram dificultadas após a conquista da região pelos turcos seljúcidas, que professavam a fé no islamismo. As cruzadas foram também uma luta de cristãos contra muçulmanos. Foram organizadas doze expedições cruzadistas.

O movimento das cruzadas iniciou-se em 1095, após o Concílio de Clermont, onde o papa Urbano II conclamou os cristãos a aderirem às cruzadas. Havia outros objetivos além da conquista dos lugares sagrados aos muçulmanos.

Os bizantinos há tempos pediam o apoio dos cristãos do Ocidente para conter o avanço dos muçulmanos turcos seljúcidas sobre seus territórios. Com esse apoio, a Igreja Católica poderia se reafirmar novamente no Oriente, buscando a unificação das duas igrejas cristãs após o Grande Cisma do Oriente, de 1054.

No plano interno ao continente europeu, havia os problemas sociais decorrentes do crescimento demográfico e do direito de progenitura. O crescimento demográfico dificultava a subsistência das famílias servis nos lotes de terra em que trabalhavam para os senhores. O direito de primogenitura, que havia se desenvolvido durante os séculos iniciais da Idade Média, impedia que os filhos dos senhores que não fossem os primogênitos tivessem direito a herdar as terras dos pais.

Nesse sentido, os membros da classe servil poderiam se deslocar para o Oriente e assim diminuírem os números de membros de uma família para serem alimentados, e os filhos da nobreza sem direito às terras poderiam conquistar novos lotes na Terra Santa, ou a caminho dela.

Além disso, havia o interesse dos comerciantes, principalmente italianos, na reabertura das rotas de comércio no Mar Mediterrâneo, que também estavam controladas pelos árabes muçulmanos. As cruzadas representavam para esse setor social de parte da Europa uma possibilidade de ganhos econômicos.

2- As expedições ganharam esse nome por que o símbolo usado nas roupas dos guerreiros, que eram cristãos, era uma cruz, que demostrava, vamos chamar serviço fornecido em nome da Igreja, já que as cruzadas eram expedições organizada pela igreja para libertar a Terra Santa dos turcos.

Perguntas interessantes