História, perguntado por mp705538, 1 ano atrás

Explique o que era o soldado - cidadão e como se organizava na guarda nacional

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardofbbp16863
8
O soldado-cidadão é um termo peculiar e um tanto difuso na História do Brasil.

A primeira distinção sobre o soldado-cidadão, durante a formação da Guarda Nacional, dizia que este soldado poderia ser qualquer civil, com direito a voto dentro de um município, e que estivesse apto a manusear armas para defender a independência do Brasil de Portugal.

A criação de uma milícia da Guarda Nacional era realizada de forma local e o alistamento para as suas fileiras era obrigatório a todo cidadão que tinha direito ao voto nos municípios. Com isso, o Exército Brasileiro, que tinha alistamento facultativo, ficou reduzido a um pequeno contingente de 10 mil soldados. Além disso, os efetivos da Guarda Nacional, em um curto período de tempo, estavam presentes em quase todo o território brasileiro.

Com o passar do tempo, a função pública e mantenedora da ordem, que justificou a criação desse novo elemento, teve suas funções desvirtuadas. Ao longo de sua trajetória, as forças da Guarda Nacional foram sistematicamente ativadas para que os grandes proprietários de terra tivessem seus interesses assegurados.

Assim em meados da década de 1860, surge a segunda distinção do soldado-cidadão, que agora é corretamente chamado de cidadão guarda-nacional, que é todo e qualquer integrante da Guarda Nacional, disposto a manter a ordem, prevalecendo os interesses da mesma.

Atualmente, a palavra soldado-cidadão é escrita sem hífen [soldado cidadão], sendo empregada sobretudo no projeto do Governo Brasileiro, chefiada pelo Ministério da Defesa. Este projeto entrou em vigor em 2004 e consiste em qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação civil e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, sobretudo após o período obrigatório de servir o Exército.
Perguntas interessantes