Explique o que é o tubo ou canal digestório?
Soluções para a tarefa
O sistema digestório consiste no trato digestório – cavidade bucal, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus – glândulas salivares, fígado e pâncreas. Sua função é obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, crescimento e demais demandas energéticas do organismo. Em geral, o sistema digestório apresenta uma estrutura comum, exceto por suas porções glandulares (gl. Salivares, pâncreas e fígado) e pela cavidade oral, que devido a suas peculiaridades, são tratadas em páginas específicas com maior detalhamento. Assim, o tubo digestório (trato gastrintestinal) é formado por quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa.
A camada mucosa é a mais interna, sendo composta por um revestimento epitelial e por uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas e, não raramente, tecido linfóide.
A submucosa é composta por tecido conjuntivo com muitos vasos sanguíneos e linfáticos, além de uma complexa rede de nervos (plexo de Meissner).
A camada muscular contém células musculares lisas dinamicamente dispostas de tal maneira que se subdivide em duas camadas, sendo que na mais interna as fibras musculares se dispõem circularmente e na mais externa, longitudinalmente. Entre estas duas camadas está o plexo nervoso mioentério de Auerbach e tecido conjuntivo frouxo.
A serosa/adventícia é uma camada delgada de tecido conjuntivo frouxo, rica em vasos sanguíneos e linfáticos e tecido adiposo. Quando revestida por um epitélio simples pavimentoso denominado mesotélio, essa camada é denominada de serosa.
Resposta:
O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Explicação:
bons estudos
boa noite