Explique o que é nacionalismo e por que ele não é bem visto por muitos povos e
estudiosos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O nacionalismo é a palavra usada para descrever os sentimentos e o orgulho do indivíduo em pertencer a uma determinada nação, motivado por razões de semelhança histórica ou cultural.
Ele é visto como um movimento político, na qual são valorizadas todas as características de uma nação, principalmente a autodeterminação, ou seja, a forma de governar e desenvolver as próprias culturas e costumes.
Antes de adentrar nos pontos mais importantes do nacionalismo é importante conhecer a diferença entre Estado e nação.
Explicação:
A partir do século XIX, o nacionalismo passou a reunir um conjunto de ideias, sentimentos e atitudes no campo político. Nesse aspecto, o movimento identificou-se completamente com a soberania do estado-nação, principalmente através do cidadão comum, que passou a lutar por seu país como um corpo nacional único (nação).
Essas ideias e atitudes consolidaram a formação dos estados-nações contemporâneos, aliadas as noções de soberania e cidadania, garantidas por uma Constituição mais participativa e democrática.
Com o desenvolvimento da herança cultural, da noção de pertencimento a um povo e da definição política das fronteiras nacionais, as ideias nacionalistas ganharam ainda mais espaço.
Em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, o nacionalismo foi marcado pela ascensão de regimes totalitários na Europa, que misturaram as ideias nacionalistas com teorias racistas, o que fez surgir movimentos extremistas como o nazismo e fascismo, principalmente na Alemanha e Itália.
Um exemplo de teoria racista, desenvolvida pelos movimentos apoiadores de nazistas e xenofóbicos, foi a de que apenas a raça branca (ariana) fosse merecedora de estar no mundo, além da escolha do povo alemão como o único encarregado de construir um império mundial.
No Brasil, a construção do Estado Novo (19637-1945), caracterizada como a ditadura de Getúlio Vargas (1882- 1954), foi a vertente de propagação do nacionalismo no país.