História, perguntado por isacards21, 1 ano atrás

Explique o que é golpe da maioridade e a sua relação com o conceito de golpe.

Soluções para a tarefa

Respondido por marimyma
8
O denominado “Golpe da maioridade” foi um momento da história brasileira que marca o fim do período regencial e o início do Segundo Reinado.

O governo do Imperador D. Pedro I passou a enfrentar problemas políticos bastantes sérios. Com a questão da sucessão de sua filha em Portugal e a usurpação do poder realizada pelo irmão, com a mobilização da nobreza portuguesa, D. Pedro I é forçado a voltar a Portugal.

Respondido por DanielyMetler
4
O golpe da maioridade, ocorrido em 1840, foi uma decisão outorgada pelo parlamento brasileiro declarando o príncipe herdeiro, D. Pedro II, Imperador do Brasil, a despeito da menoridade do príncipe, que impedia sua coroação até 1843, ano em que ele completaria 18 anos.

O Golpe

Em 1837, já com uma regência conservadora, propôs-se a revisão do Ato nesses termos, numa discussão que se arrastou até 1840. Finalmente nesse ano os conservadores conseguiram passar essas reformas, prontamente respondidas pelos liberais com a sugestão ao parlamento de adiantar a maioridade de D. Pedro II, já naquele ano, sob a justificativa da necessidade da figura imperial para a pacificação da nação. O imperador foi perguntado pessoalmente sobre o assunto e, dando sua concordância explícita, acabou com qualquer oposição à medida no parlamento. Em 23 de julho o parlamento outorgou o Golpe da Maioridade, coroando D. Pedro II imperador, aos 14 anos de idade. Com uma ascensão marcada por fortes antagonismos políticos, era esperado de D. Pedro II o apoio aos liberais, maiores responsáveis por sua coroação precoce, ansiosos por revogar as medidas de revisão do Ato aprovadas pelos conservadores. Inicialmente, o jovem imperador seguiu com o esperado, um ano depois, porém, ele dissolveu o gabinete liberal e convocou um conservador, surpreendendo as elites políticas do país. A derrota política dos liberais os tirou qualquer esperança de ver a revisão conservadora ser revogada de maneira democrática e estabeleceu as bases para a Revolução Liberal de 1842, uma tentativa liberal de tomar o poder pela luta armada a partir de províncias onde obtinham maioria política, como São Paulo e Minas Gerais. Após a derrota dessa revolução a revisão conservadora se estabeleceu definitivamente, assentando a política brasileira pelas próximas décadas.


Bons Estudos!


Perguntas interessantes