História, perguntado por vitoriahfrou4nwl, 11 meses atrás

Explique o que é divisão de trabalho segundo o filosofo adam smith?

Soluções para a tarefa

Respondido por anônimos321
2
Segundo ele, o trabalho puramente artesanal feito pelo artesão individualmente ou feito sob o esquema de "indústria doméstica" era ineficiente em termos de produtividade, ou no mínimo, podia ser melhorado. 
Para isso era necessário que ao invés de executar um conjunto de tarefas variadas que exigiam muitos movimentos, pela repartição de funções haveria um ganho de velocidade na produção. A dispersão de tarefas e sua redução a um número menor de movimentos, permitira que os mesmos fossem executados com maior velocidade devido a simplificação exigida. 
Se por um lado tal simplificação permitia aumentar o rítmo da produção, por outro, facilitava a inclusão de máquinas no processo de produção - então relativamente rudimentar. 
Duas outras conseqüências emergem desta repartição de funções: a sua transposição para o âmbito mundial - a divisão internacional de trabalho por ele sugerida - e a perda por parte do produtor do conhecimento de como produzir inteiramente o objeto, já que ele faria partes do mesmo e com o tempo prederia o conhecimento de como fazê-lo todo (observação apontada por Marx e exemplo de alienação do trabalhador).
Perguntas interessantes