Explique o que é crowdfunding e quais são as suas características.
Soluções para a tarefa
Resposta:
crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo que muitas equipes cadastram seus projetos na internet com o intuito de receber incentivos financeiros de diversos colaboradores.
Podemos traduzir à letra:
Crowd – Multidão
Funding – Financiamento
Na prática, falamos de soluções que permitem desintermediar a relação entre quem procura dinheiro para um projeto e quem tem fundos para disponibilizar a estes empreendedores. Assim, falamos de um novo modelo de captação e rentabilização de fundos que faz uso da internet e da tecnologia e que foi reconhecido pelo MIT como uma das novas tecnologias capazes de mudar o mundo.
O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto. E uma alternativa muito importante para a captação de recursos.
-Recompensa
Nesta modalidade são promovidas campanhas baseadas na ideia de recompensar os apoiantes de um projeto e está em jogo uma contrapartida que funciona como forma de agradecimento. Para diferentes valores, são oferecidas contrapartidas diferentes – quanto mais alto for o valor investido, melhor e mais exclusiva deve ser a recompensa que oferece. Este é um tipo de estratégia muito usada na indústria musical, por exemplo, e particularmente bom para objetos criativos – música, espectáculos, livros, filmes, invenções, etc.
-Empréstimos
Quem resolve apoiar este tipo de iniciativa funciona como um financiador, num modelo peer-to-peer. Estes financiadores investem os seus fundos para apoiar o projeto em troca de uma taxa de retorno. Ao aplicar o seu dinheiro correm o risco de não receberem o seu dinheiro de volta (risco de incumprimento) que irá depender do projeto e das garantias do seu promotor.
-Equity
As iniciativas de Equity Crowdfunding permitem ao investidor tornar-se parte do grupo de acionistas da empresa. Assim, ao investir nestes projetos está comprar uma pequena parte da empresa, assumindo todos os direitos e deveres do acionista. Na expetativa de obter um retorno pela valorização da empresa ou pelo pagamento de dividendos, o investidor corre o risco de vir a perder o dinheiro investido, em parte ou na sua totalidade mas “quem não arrisca não petisca”.
-Doação
Esta vertente parte de donativos pelo que não se espera qualquer tipo de recompensa em troca. Normalmente este tipo de crowdfunding é utilizado por instituições sociais e sem fins lucrativos sendo que o donativo é feito única e exclusivamente porque os apoiantes se identificam com a causa e a querem ajudar.
Resposta:
É uma espécie de financiamento coletivo através da soma de investimentos relativamente baixos, de pessoas que estão interessadas num projeto a ponto de financiar parte dele e que podem receber lucro ou outras vantagens em troca. Ele é um novo modelo de captação e rentabilização de fundos que faz uso da internet e da tecnologia e que inclusive foi reconhecido pelo MIT como uma das novas tecnologias capazes de mudar o mundo.
Explicação: