Explique o que é conceito de ideal de beleza do Renascimento.
30 pontos, ajuda ai.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde a Antiguidade, o culto ao belo faz parte da cultura de diferentes sociedades, veja na galeria como o padrão de beleza se modificou até os dias de hoje
Cada época e lugar estabelecem critérios para definir o que é considerado belo. Como apresenta a reportagem "Vítimas da Moda" (VEJA 2394), nas últimas décadas, a moda se tornou um dos grandes referenciais do que é ser belo. E, ao olhar para a história, é possível verificar que o conceito é mutável, subjetivo e depende do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Confira a transformação dos padrões de beleza ao longo dos séculos até os dias de hoje com a galeria:
Resposta:
No Renascimento, o conceito de belo, para as mulheres, remetia à mulheres mais cheinhas, de seios fartos e cinturas largas. Já no que dizia respeito aos homens, o belo era um corpo "em forma" e musculoso.
Explicação:
Desde os tempos antigos, o culto à beleza faz parte de muitas sociedades, na Grécia Antiga, por exemplo, eles enalteciam-a.
No período do Renascimento, os ideais da Grécia Antiga retornam e o corpo humano volta a ser o centro da arte, ele volta a ser valorizado e exibido. O Humanismo (movimento intelectual que se difundiu na Europa durante a Renascença, o qual cocloca o ser humano como principal) estava de volta.
O modelo de beleza do Renascimento propunha que as mulheres tivessem seios fartos e cinturas largas, que faziam referência à riqueza e fartura. Diferente da Idade Média, onde cobria-se todo o corpo, era permitido que os decotes até mostrassem os ombros.
Já os homens, deveriam ser musculosos, em forma e sem pelos.