Psicologia, perguntado por marasant2020, 10 meses atrás

Explique o que é como se constitui e qual a importância para a pensar no surgimento da Psicologia a ideia da experiência da subjetividade privatizada na qual fala no es Cláudio Figueiredo e Pedro Luiz Santino livro psicologia uma nova introdução?

Por favor me ajudem?​

Soluções para a tarefa

Respondido por native
1

Resposta:

Achei esse resumo do livro e achei muito bem explicado. Espero ter ajudado ❤

Explicação:

Subjetividade Privatizada é o termo dado ao indivíduo que percebe, em certo momento de sobriedade, que não é tão livre como determinada sociedade julga que ele é e nem se pode alcançar tudo o que a mesma exige. Por isso, usamos também o termo “decepção necessária”.

Com a propagação dos movimentos de exaltação do homem como indivíduo único e especial, no século XVIII, não se pensava na necessidade de existir uma ciência psicológica e, com isso, as relações sociais se justificavam por meio dos discursos já formatados na época: a ideia de fraternidade, igualdade e liberdade para todos, junto a movimentos como Romantismo e o Liberalismo.

Com a exaltação da Revolução Industrial e a ascensão da indústria baseada na produção padronizada, mecanizada e visando altas escalas de produção; o homem se obriga à imaginar se ele é realmente tão livre e ideias antes comuns, como a de que todos são diferentes entre si, começam a ser questionadas.

Tais dúvidas fazem com que se imagine nosso propósito no que fazemos, sentimos e pensamos sobre nós mesmos. Surge então, a brecha para a criação da ciência psicológica que é justificada pela necessidade do Estado em conseguir planejar e prever tendências sociais e controlá-las, focando sempre a educação para a solidariedade social (cooperação) e normatizando ou padronizando o indivíduo, encaixando-o à serviço da ordem social.

Com isso, no final do século XIX acende-se a faísca para a elaboração dos projetos de psicologia que terão atuação maior nos campos da saúde, educação e trabalho.


marasant2020: Obg
native: por nada
Perguntas interessantes