Explique o que é capitalismo na sociedade moderna?
Soluções para a tarefa
A vida moderna não perdoa mais a negligência, a imprudência ou a imperícia – aliás, são elementos que caracterizam a culpa. Não adiante dizer o contrário, ao agir assim a culpa estará estabelecida. O melhor é, simplesmente, dizer que não se quer participar: diga que aquilo não é para você. Fazer pouco e bem feito, concluir aquilo que se começa, já dizia minha avó.
Capitalismo e sociedade moderna:
Espanque a mentira! Isto sim não tem mais espaço na vida moderna. A mentira é improdutiva, uma vez que se mente acerca das próprias capacidades e depois não se observa o resultado prometido. A mentira também tem pernas curtas, é propaganda enganosa ou criminosa, como no crime de falsificação e no estelionato (o famoso 171 do Código Penal).
Entretanto, há uma diferença entre mentir e omitir. Na mentira há uma ação direta desviando a verdade: o advogado, por exemplo, tem o dever de agir com probidade e com a verdade. Caso contrário, poderá responder por litigância de má fé – ele e o seu cliente se também for metido a espertalhão.
Assim, se alguém perguntar algo e você responder distorcendo os fatos, então, estará mentindo. Se alguém apenas conversar com você, sem saber que você tem a informação que ela requer, mas você se cala, nada dizendo, então, você se omitiu de dizer a verdade. Quando se omite, como está dito na palavra, não se age, ao contrário, ocorre a omissão.
A omissão é tão ruim quanto a ação mentirosa, nos dois casos há um efeito negativo. Afinal de contas, "quem cala, consente” (ou ainda pode ocasionar “omissão de socorro”). Talvez uma diferença esteja no fato de que a mentira é criminosa, nefasta, como a calúnia, que é a falsa imputação a alguém de cometimento de crime.
O importante é espantar a dúvida para longe. Relevante nisso tudo é que as pessoas pensem em você como alguém inteligente e honesto, ponderado e equilibrado – se é chato ou não, isso vai do gosto de cada um. Em tudo o que fazemos há um pouco de autobiografia, no texto não seria diferente. Somos herdeiros atávicos de um profundo, eterno desejo antropomórfico, para tudo transformar de acordo com nosso coração: o mundo é a cara do homem - complexo, contraditório -, mas sempre fiel ao desejo de sobreviver.
bons estudos! Jennifer✓